Foi aberta pelo MME – Ministério de Minas e Energia consulta pública para avaliar a minuta de Portaria 790/2024 com as diretrizes para realização de leilão de sistemas isolados na região Amazônica. Publicada no Diário Oficial da União em 4 de junho, a consulta recebe contribuições até o dia 21 do mesmo mês.

A meta do leilão, que deve ocorrer em dezembro deste ano, é contratar soluções de suprimento para 15 municípios dos estados do Amazonas e do Pará, todas com 15 anos de contrato, a partir de 2027 e 2030. O certame será composto por três lotes, sendo dois na área de concessão da distribuidora Amazonas Energia e um terceiro na da Equatorial Pará. Em cada um deles, a consulta define as localidades, disponibilidade de potência requerida e os períodos de suprimento.

Como requisito principal, as soluções propostas deverão ter participação mínima de 20% de fontes renováveis na geração da energia, com ou sem sistemas de armazenamento. O percentual obrigatório só não vale para projetos que utilizarem gás natural. Se houver sistema de baterias ou outros de armazenamento, também será obrigatória a implantação de sistema de controle para permitir o uso conjugado das fontes de energia com geradores térmicos, para reduzir o consumo de combustível. Não será considerada também a participação obrigatória de biodiesel no diesel para efeito do cálculo de fonte renovável do sistema isolado.

As localidades foram escolhidas com base em análise da EPE - Empresa de Pesquisa Energética e por dados enviados pelas distribuidoras, no âmbito do Ciclo de Planejamento de Sistemas Isolados 2023 – horizonte 2024-2028. Com base na reserva de 20% de geração renovável, a meta do governo é reduzir a dependência do óleo diesel nos sistemas isolados, responsável ainda por mais de 60% da geração atual na região.

Informações sobre a consulta pública podem ser obtidas na página do MME na internet, www.gov.br/mme/pt-br, na aba de Consultas Públicas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel aprova regras para análise de inversão de fluxo de potência

A principal decisão foi limitar a microusinas de até 7,5 kW, com autoconsumo local, a dispensa de análise pelas distribuidoras.

26/07/2024


Demanda global em alta por eletricidade será atendida por renováveis

Com aumentos anuais previstos de 4% em 2024 e 2025, 75% do adicional será atendido por solar e eólica, com destaque para a primeira, diz relatório da IEA.

26/07/2024


Itaipu vai instalar usina solar flutuante no reservatório

Edital para contratação do projeto-piloto foi publicado nesta quinta-feira (25), com valor estimado de US$ 1 milhão.

26/07/2024