A se guiar pelo volume de contratos fechados, entre março de 2023 e fevereiro de 2024, por fabricantes de módulos solares fotovoltaicos para entregas em projetos de usinas centralizadas no Brasil, o pipeline de implementação de novas UFVs deve ser menor no País ao longo de 2025 e 2026. A conclusão é do “Estudo Estratégico Geração Centralizada – Mercado Fotovoltaico 2024”, referente a 2023, da consultoria Greener.

Segundo o estudo, foram fechados no período 5,5 GWp em contratos para entrega de módulos, um volume 24% inferior ao mapeamento registrado pela consultoria no ano anterior. A expectativa de ritmo menor de implementação de usinas nos próximos anos ganha força também por conta do desempenho atual acima da média, o que gera base de comparação desigual. Apenas nos três primeiros meses de 2024 foram importados 5,6 GWp em módulos, maior índice já registrado para um trimestre. Em 2023, foram importados 17,5 GW em módulos.

O registrado no primeiro trimestre, aliás, sinaliza para um 2024 com bom prognóstico. "O último ano foi bastante desafiador para os negócios. Por outro lado, nunca tivemos uma demanda tão grande de módulos fotovoltaicos como neste primeiro trimestre, o que indica um 2024 bastante promissor em termos de investimentos no setor, com previsão de 5 GW em implantações", disse o CEO da Greener, Marcio Takata.

Ainda segundo o estudo, em contratos de compra de energia (PPAs, em inglês) foram identificados 14,6 GWp até fevereiro de 2024, sendo que do total 2,4 GWp ocorreram em 2023, representando 581 MWm de energia comercializada no mercado livre, volume equivalente ao mapeado em 2022.

Já em novos projetos outorgados de usinas solares centralizadas foram 58 GW registrados entre março de 2023 e fevereiro deste ano, elevando o total de outorgas da fonte para 144 GW. Do montante, 7,1 GW estão em construção e 12 GW em operação.

O Estudo de Geração Centralizada pode ser adquirido no site da Greener: https://www.greener.com.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP Armazenamento 2026 tem recorde de projetos cadastrados

Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor

07/08/2026


Novas células de silício baixam custo da energia solar do espaço

Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V

07/08/2026


Escolas premiadas em concurso terão sistemas de geração solar

Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia

07/08/2026