A Petrobras vai implantar usinas solares fotovoltaicas em algumas de suas refinarias com recursos de seu fundo de descarbonização. As instalações serão nas refinarias Gabriel Passos (Regap), em Betim, MG; na Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, PE; e na de Paulínia (Replan - foto), no interior de São Paulo.
A capacidade total estimada das três UFVs será da ordem de 48 MW de potência, segundo informou em comunicado a Petrobras, com partida prevista para 2025. As novas obras farão parte da carteira atual de 33 projetos financiados pelo fundo, que juntos devem reduzir a emissão em 1,52 milhão de toneladas de CO2 por ano da estatal, o equivalente às emissões operacionais de toda uma refinaria.
“A instalação de usinas fotovoltaicas integradas ao sistema de geração de refinarias permite a melhoria da integração e confiabilidade operacional, reduzindo o consumo de gás e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa, em linha com o planejamento estratégico da empresa para uma transição energética justa”, disse o diretor de processos industriais e produtos da Petrobras, William França da Silva.
Os investimentos aprovados por meio da carteira do fundo de descarbonização envolvem todas as áreas de negócio da empresa e visam neutralizar as emissões operacionais até 2050 e antes disso, até 2030, devem reduzir em 30% os gases do efeito estufa emitidos. O mecanismo de financiamento foi criado para apoiar projetos nos segmentos de exploração e produção, refino, gás e energia e logística e conta, atualmente, com a disponibilidade orçamentária de US$ 1 bilhão no quinquênio 2024-2028.
Mais Notícias FOTOVOLT
Empreendimento recebeu investimento de US$ 44 milhões e possui capacidade instalada de 240 MWh
19/06/2026
Mas curtailment sem ressarcimento e modulação travam novos projetos solares, diz estudo da consultoria Cela
19/06/2026
Ampliação de acordo traz nova geração de sistemas de baterias ao País, com os quais a empresa prevê 35 MWh em projetos neste ano
19/06/2026