O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve na China na semana de 19 a 25 de janeiro para apresentar e divulgar, junto a grandes grupos locais, as diretrizes do leilão de sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS), previsto para abril de 2026 no Brasil.
Segundo comunicado do MME, a agenda na China integra o esforço do governo para ampliar a concorrência no leilão de BESS, atrair investimentos de longo prazo e posicionar o Brasil como mercado relevante para tecnologias de armazenamento de energia.
Em Xangai, Silveira reuniu-se com executivos da Huawei, com foco no papel do armazenamento na segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN) e na ampliação da participação de empresas chinesas no certame brasileiro.
O ministro detalhou que o leilão será voltado exclusivamente a novos sistemas de armazenamento, com início de suprimento em agosto de 2028 e contratos de potência de reserva com duração de dez anos, baseados na disponibilidade de potência em MW.
Além disso, Silveira manifestou interesse em aprofundar a cooperação tecnológica, incluindo parcerias em inovação e iniciativas de formação de profissionais para o setor elétrico.
Ainda na China, o ministro participou de reunião com a CATL, especializada em soluções de armazenamento e descarbonização. O encontro também teve como foco a apresentação das regras gerais do leilão de baterias e as oportunidades associadas ao mercado brasileiro.
No campo mineral, Silveira destacou para os chineses o potencial brasileiro em lítio e terras raras e a estratégia de estimular a agregação de valor no País, com atração de investimentos para etapas industriais da cadeia, incluindo a fabricação de componentes e baterias.
Mais Notícias FOTOVOLT
Projeto PVgoesMV avalia inversores string de 3 kV em plantas solares piloto
30/01/2026
Complexo da Casa dos Ventos entrou em operação em Várzea Nova
30/01/2026
Unidade marca entrada da empresa no segmento na Europa
30/01/2026