A GDSun, empresa de geração distribuída de energia solar de autoconsumo remoto, concluiu a energização de duas novas usinas solares fotovoltaicas. A primeira, a UFV Estância, tem 5,52 MWp de potência instalada e fica em Fernandópolis, SP. A segunda é a UFV São Lourenço do Sul, de 880 kWp, em cidade homônima no Rio Grande do Sul.

Com as duas novas operações para gerar créditos aos seus clientes, a GDSun atinge a marca de 65 usinas no País, com uma capacidade instalada total de 168,4 MWp, em 13 estados. Em rota de crescimento, em 2023 a empresa já havia adquirido duas miniusinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais que, juntas, somam capacidade total de 10,2 MWp. As fazendas solares passaram a gerar para o consumo no estado mineiro da operadora de telecomunicações Claro, uma das principais clientes em projetos de GD da empresa.

“A geração de energia solar tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos, o que reflete nos movimentos de grandes empresas em busca da transição energética. A GDSun aposta em um modelo de negócio que contribui para viabilizar esse processo no País”, disse a CEO da empresa, Simone Suárez. O plano de investimentos da GDSun é atingir 500 MWp de capacidade instalada até 2025, com preferência por projetos greenfield.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026