Fornecedora de equipamentos e sistemas para geração solar distribuída de vários fabricantes internacionais, além de contar com algumas soluções próprias para o setor, a Sices Solar, de Itapevi (SP), passou a ofertar ao mercado um software de origem suíça para simulação energética em ambiente 3D.

Segundo a Sices, a ferramenta batizada de Projetos Advanced permite a projetistas de usinas de GD solar não só dimensionar e fazer a simulação energética para avaliar o impacto de possíveis obstáculos como também criar o layout de instalação elétrica e gerar relatórios detalhados com dados de clima, de irradiação, produção de energia, com desenhos técnicos, projeto elétrico, a análise de performance e viabilidade financeira.

A tecnologia cria ainda os projetos com design 3D diretamente no local onde será a instalação por meio de geolocalização via satélite. Depois do desenvolvimento, a seleção de produtos para comercialização e a conversão das propostas em orçamentos pode ser feita pelo integrador diretamente na Plataforma 2.0 da própria Sices.

A meta com o sistema, continua a Sices, é reduzir custos para os integradores brasileiros, a começar pela não necessidade de o integrador se deslocar até o cliente para fazer o projeto preliminar de uma instalação. Isso porque todo projeto pode ser feito no ambiente em 3D sem prejuízo técnico, de acordo com a empresa. A simulação 3D permite a avaliação do potencial energético do projeto conforme obstáculos que possam existir no local da instalação.

A tecnologia é intuitiva e operada de forma on-line, com armazenamento de informações em nuvem. Isso significa que não é preciso realizar download ou instalação de software.

A ferramenta esteve em fase de pré-lançamento exclusivo para os clientes integradores da Sices por duas semanas e no dia 17 de agosto foi lançada para todo o mercado de energia solar fotovoltaica. O acesso é gratuito até 31 de outubro para experimentação das funcionalidades oferecidas com a nova tecnologia, sendo que durante esse período a empresa realizará lives para apresentar a ferramenta e esclarecer dúvidas. A partir de novembro, o acesso será comercializado por uma assinatura mensal.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024