A Trinity vendeu seus ativos de geração solar distribuída no Brasil para a IVI Energia, empresa do grupo canadense Brookfield Asset Management. A negociação também envolve parceria para o desenvolvimento de novos projetos entre as duas empresas. O investimento é realizado por meio do fundo BGTF - Brookfield Global Transition Fund, voltado para projetos de transição energética.

O acordo engloba a compra e o desenvolvimento de projetos de usinas de geração solar fotovoltaica que totalizam mais de 110 MWp, localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. O planejamento é que esses parques sejam conectados até o início de 2025. Segundo comunicado, a Trinity comprometeu mais de R$ 450 milhões no desenvolvimento dos projetos envolvidos na transação.

No mercado brasileiro de geração de energia, a Brookfield é proprietária e opera mais de 90 ativos de geração centralizada, incluindo usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa, com cerca de 3,5 GW de capacidade instalada. Além disso, o grupo tem pipeline de mais de 2,4 GW em desenvolvimento em geração centralizada e outros 300 MW em desenvolvimento em geração distribuída por intermédio da IVI Energia, que constrói, gerencia e opera usinas solares de GD principalmente para clientes comerciais e residenciais.

Segundo o CEO da Trinity, João Sanches, com a transação a empresa vai acelerar os planos de crescimento no desenvolvimento de ativos nas duas modalidades de geração, tanto a distribuída como a centralizada. “Estamos vendo oportunidades relevantes de geração surgirem, preços de energia mais atrativos e, agora com a transação, seguiremos fortalecidos para capturá-las com maior robustez”, disse.



Mais Notícias FOTOVOLT



Audiência pública vai debater papel social da energia solar

Deputado sugere o debate na Câmara dos Deputados, que deve abordar políticas de garantia de acesso e eficiência energética, aí incluída a geração fotovoltaica.

23/05/2024


Primeira cooperativa de solar em favela do Brasil dobra de tamanho

Com apoio da TotalEnergies, iniciativa também instalou usina solar em ONG que assiste jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

23/05/2024


Luz Para Todos usa solar para chegar a mais de 150 mil consumidores

Programa federal de universalização de energia elétrica tem meta de beneficiar 2 milhões de pessoas até 2026, com solar e conexão à rede de distribuição.

23/05/2024