O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou esta semana no evento CERAWeek by S&P Global, em Houston, em Houston, Estados Unidos, onde destacou a liderança do Brasil para acelerar transição energética no Sul Global e que a energia será o ponto de convergência entre os países dessa região. E no painel “Energia da América Latina: Escolhas e novos rumos”, anunciou que pretende incluir baterias no leilão de reserva de capacidade, previsto para acontecer ainda este ano. Segundo ele, a medida está sendo estudada pelos técnicos do Ministério de Minas e Energia

Já no Fórum da América Latina no evento, Silveira disse que reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia é um compromisso urgente e inevitável, e que o Brasil tem feito a sua parte, além de incentivar a ampliação da integração entre os países da América do Sul, principalmente no combate à pobreza energética.

“Vamos avançar rumo a esse novo modelo econômico que monetize e priorize os países que já desenvolveram as suas matrizes energéticas mais limpas. Temos que criar mecanismos efetivos de valorar os produtos verdes e olhar a transição energética para além da salvaguarda e sustentabilidade do planeta, mas como um fator de desenvolvimento econômico e social, combatendo as desigualdades”, afirmou o ministro.

Silveira destacou que a América do Sul já se encontra em posição de vanguarda para a transição energética, com vocação natural para energias limpas, com riquezas de recursos energéticos e minerais capazes de impulsionar importantes mercados globais. Segundo ele, é preciso criar modelos regulatórios sólidos, que atendam às necessidades de cada país da região, para ampliar ainda mais as oportunidades para o desenvolvimento desse novo mercado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026