O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou esta semana no evento CERAWeek by S&P Global, em Houston, em Houston, Estados Unidos, onde destacou a liderança do Brasil para acelerar transição energética no Sul Global e que a energia será o ponto de convergência entre os países dessa região. E no painel “Energia da América Latina: Escolhas e novos rumos”, anunciou que pretende incluir baterias no leilão de reserva de capacidade, previsto para acontecer ainda este ano. Segundo ele, a medida está sendo estudada pelos técnicos do Ministério de Minas e Energia

Já no Fórum da América Latina no evento, Silveira disse que reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia é um compromisso urgente e inevitável, e que o Brasil tem feito a sua parte, além de incentivar a ampliação da integração entre os países da América do Sul, principalmente no combate à pobreza energética.

“Vamos avançar rumo a esse novo modelo econômico que monetize e priorize os países que já desenvolveram as suas matrizes energéticas mais limpas. Temos que criar mecanismos efetivos de valorar os produtos verdes e olhar a transição energética para além da salvaguarda e sustentabilidade do planeta, mas como um fator de desenvolvimento econômico e social, combatendo as desigualdades”, afirmou o ministro.

Silveira destacou que a América do Sul já se encontra em posição de vanguarda para a transição energética, com vocação natural para energias limpas, com riquezas de recursos energéticos e minerais capazes de impulsionar importantes mercados globais. Segundo ele, é preciso criar modelos regulatórios sólidos, que atendam às necessidades de cada país da região, para ampliar ainda mais as oportunidades para o desenvolvimento desse novo mercado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024