A alemã Siemens lançou um software de gerenciamento de redes de energia que visa aumentar a flexibilidade operacional para principalmente lidar com a crescente conexão de sistemas de geração distribuída. Batizado de Gridscale X, trata-se de sistema modular de apoio às concessionárias.

Segundo comunicado da empresa, com o software é possível dimensionar e aumentar a flexibilidade da rede rapidamente. Ainda de acordo com a Siemens, o sistema tem fácil implantação e é rápido na integração dos cenários de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (OT) atuais.

 "Os requisitos de grid estão mudando tremendamente, impulsionados por um aumento de sete vezes dos recursos de energia distribuída, colocando uma enorme pressão sobre as concessionárias de energia”, disse a CEO da Siemens Grid Software, Sabine Erlinghagen. Segundo ela, o software permite que os operadores repensem o gerenciamento do grid, aumentem a capacidade rapidamente e aproveitem os recursos de energia distribuída.

Como parte do portfólio do Siemens Xcelerator, o software Gridscale X é desenvolvido com os princípios básicos de design de interoperabilidade, flexibilidade, abertura, disponibilidade como serviço e segurança cibernética.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025