O potencial da geração solar distribuída atraiu o interesse da construtora Andrade Gutierrez. Por meio da AG Participações, afiliada do grupo com foco no desenvolvimento, aquisição e gestão de concessões e investimentos em infraestrutura, a empresa se uniu à GreenYellow, do grupo francês Casino, especializada na gestão e implantação de geração solar e em eficiência energética, e à holding BMPI Infra, para montar a Evolua, que construirá miniusinas para projetos de geração compartilhada.

A estratégia da nova empresa começa por Minas Gerais, estado com a maior geração solar conectada à rede do País (596,2 MW) e que tem recebido os principais investimentos de GD, não só pela alta irradiação solar, mas por isentar de ICMS a energia injetada na rede por modelos de geração compartilhada e de múltiplas unidades consumidoras, em miniusinas de até 5 MW.

O plano da Evolua é ter 50 MWp instalados até o fim de 2021, sob um investimento de R$ 160 milhões, o que vai gerar 700 novos empregos. Em uma primeira fase, a estratégia envolve ofertar três tipos de planos de geração compartilhada para pequenas e médias empresas de comércio e serviços ou condomínios residenciais, com garantia de redução de 20% na conta de energia da Cemig. A meta inicial é chegar a 3600 clientes até o fim de 2021.

A primeira usina será em Pirapora, no norte de Minas, com 5 MWp (com possibilidade de expansão para 7,5 MWp), que será conectada à rede da Cemig até o próximo mês outubro. Estão previstas mais seis usinas, na mesma região norte do estado e no Triângulo Mineiro, sendo que a segunda da lista será na cidade de Nova Ponte.

Para a Evolua, a etapa mineira serve para consolidar a oferta do serviço que pretende expandir a outras regiões do País. A adesão aos planos de geração compartilhada, sem estabelecimento de prazo de fidelidade nos contratos, será por via digital e os créditos serão compensados na conta para o consumidor automaticamente, sendo que o excedente de energia não consumido pode ser utilizado em 60 meses.

A sociedade entre os três grupos é em partes iguais. Para comandar a nova empresa foi convidado o executivo Tarcísio Neves, ex-presidente da Cemig Geração Distribuída. A AG Participações é o braço de ações societárias da Andrade Gutierrez, com conhecimento de estruturação técnica e financeira, e está associada a empresas no Brasil e no exterior para desenvolver projetos e novos empresas.

Já a BMPI Infra é holding de investimentos e participações de capital privado. Entre seus setores-alvo, destacam-se resíduos sólidos, água e esgoto, energia, infraestrutura social e negócios imobiliários. A GreenYellow tem mais de 30 usinas solares no Brasil em construção ou operação, somando 85 MWp, e mais de mil projetos de eficiência energética implementados desde 2013.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024