A final do futebol americano, o chamado Super Bowl, realizada no dia 11 de fevereiro no Allegiant Stadium, em Las Vegas, em Nevada, nos Estados Unidos, teve toda a energia consumida durante o evento de origem solar fotovoltaica. Segundo informações do portal Business Insider, o time Las Vegas Raiders, proprietário do estádio, conta para isso com contrato de compra de energia (PPA) de 25 anos com a concessionária NV Energy.

O PPA, que garantiu 28 MWh de energia durante o jogo entre o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers, envolve fornecimento de usina solar fotovoltaica construída no deserto de Nevada e que conta com 621 mil módulos solares, além de sistema de armazenamento de energia por baterias (BESS). A usina da NV foi desenvolvida pela francesa EDF Renewables e tem energia suficiente para atender também outros clientes da concessionária em Nevada.

Ainda segundo o Business Insider, a NV Energy tem estratégia de gerar 50% de toda a sua energia a partir de fontes renováveis até 2030. A meta, na verdade, atende a uma lei estadual que a concessionária precisa cumprir no período. Pelo lado do Las Vegas Raiders, além da energia verde, 12 toneladas de resíduos alimentares gerados durante o Super Bowl foram recuperados como ração animal e recortes de grama e bitucas de cigarro seguiram para compostagem e reciclagem energética.



Mais Notícias FOTOVOLT



Maioria dos módulos fotovoltaicos não entrega potência declarada

Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.

06/06/2025


Brasil chegou a 88,2% de renováveis na matriz em 2024

Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.

06/06/2025


Pesquisa promete levar células tandem para a produção em larga escala

Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.

06/06/2025