A instalação de telhados solares em residências no Brasil acumulou um total de investimentos de R$ 60,5 bilhões, segundo mapeamento da fintech Meu Financiamento Solar, do banco BV. A pesquisa tomou como base dados de acompanhamento da Aneel, que registram capacidade instalada solar de 11,7 GW em consumidores residenciais brasileiros.

O volume de investimentos também reflete os dados da Aneel, que revelam haver atualmente 1,69 milhão de residências com instalações solares em telhados e pequenos terrenos, em cerca de 5.521 municípios. Ao se considerarem os créditos de energia gerados pelas instalações para outras unidades consumidoras, o benefício se estende a 2,1 milhões de residências.

Para a diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, o crescimento da energia solar nas residências fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a possibilidade de os brasileiros investirem em áreas mais essenciais, como saúde, educação e alimentação, por exemplo.

“O crescimento da geração própria da energia fotovoltaica nos telhados das residências movimenta de forma virtuosa a economia nacional, ampliando a atração de capital, e impulsiona a geração de mais emprego e renda aos brasileiros”, disse Carolina.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025