O Exército Brasileiro testou pela primeira vez um protótipo de módulo de energia solar fotovoltaica de campanha. O sistema foi experimentado em condições operacionais de emprego da tropa, durante a Operação Guararapes, um exercício militar do Comando Militar do Nordeste realizado de 2 a 10 de outubro.

De pequeno porte e off-grid, o sistema, batizado de módulo de energia de campanha (MEC), é um projeto do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília. O desempenho do módulo foi avaliado inicialmente, no dia 2 de outubro, com uma demonstração do emprego do MEC no decorrer de uma operação de treinamento no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux, na Paraíba (PB). Depois disso, o equipamento foi transportado para Nazaré da Mata, em Pernambuco, onde gerou energia para as instalações do Posto de Comando da 7ª Divisão de Exército até a tarde de 4 de outubro.

Segundo comunicado do Exército Brasileiro, o sistema fotovoltaico de campanha tem autonomia e flexibilidade para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente, podendo ser empregado em qualquer região do Brasil. É equipado com um transformador que disponibiliza eletricidade nas tensões de 127 V e 220 V.

Além da avaliação em condições operacionais, a iniciativa também serviu para definir critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024