O Exército Brasileiro testou pela primeira vez um protótipo de módulo de energia solar fotovoltaica de campanha. O sistema foi experimentado em condições operacionais de emprego da tropa, durante a Operação Guararapes, um exercício militar do Comando Militar do Nordeste realizado de 2 a 10 de outubro.
De pequeno porte e off-grid, o sistema, batizado de módulo de energia de campanha (MEC), é um projeto do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília. O desempenho do módulo foi avaliado inicialmente, no dia 2 de outubro, com uma demonstração do emprego do MEC no decorrer de uma operação de treinamento no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux, na Paraíba (PB). Depois disso, o equipamento foi transportado para Nazaré da Mata, em Pernambuco, onde gerou energia para as instalações do Posto de Comando da 7ª Divisão de Exército até a tarde de 4 de outubro.
Segundo comunicado do Exército Brasileiro, o sistema fotovoltaico de campanha tem autonomia e flexibilidade para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente, podendo ser empregado em qualquer região do Brasil. É equipado com um transformador que disponibiliza eletricidade nas tensões de 127 V e 220 V.
Além da avaliação em condições operacionais, a iniciativa também serviu para definir critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares.
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025