O grupo alemão Solar Outdoor Media divulgou que vai instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde e amônia verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito em reunião com o governador do estado, Rafael Fonteles, no dia 29 de setembro.

Para suportar o projeto, a empresa conta com a construção de usina solar fotovoltaica em Buriti dos Lopes, no mesmo estado. De acordo com o CEO da Solar Outdoor Media, Luciano Guido, a expectativa é a de que as obras de implantação da usina sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1.800 pessoas de Buriti e região.

Inicialmente, a UFV de Buriti dos Lopes terá potência instalada de 940 MW, com possibilidade de chegar a até 3 GW. Segundo comunicado, a energia produzida no município será encaminhada até a indústria, em Parnaíba, de forma que seja realizada a produção de hidrogênio e amônia, com meta de exportação à Alemanha.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um passo para a transição energética no Piauí. "Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí", disse.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025