O grupo alemão Solar Outdoor Media divulgou que vai instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde e amônia verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito em reunião com o governador do estado, Rafael Fonteles, no dia 29 de setembro.

Para suportar o projeto, a empresa conta com a construção de usina solar fotovoltaica em Buriti dos Lopes, no mesmo estado. De acordo com o CEO da Solar Outdoor Media, Luciano Guido, a expectativa é a de que as obras de implantação da usina sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1.800 pessoas de Buriti e região.

Inicialmente, a UFV de Buriti dos Lopes terá potência instalada de 940 MW, com possibilidade de chegar a até 3 GW. Segundo comunicado, a energia produzida no município será encaminhada até a indústria, em Parnaíba, de forma que seja realizada a produção de hidrogênio e amônia, com meta de exportação à Alemanha.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um passo para a transição energética no Piauí. "Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí", disse.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024