A empresa alemã de energia renovável BayWa r.e. adquiriu a Ribeiro Solar, distribuidora de energia solar com atuação exclusiva no Brasil. A operação marca o primeiro envolvimento da empresa alemã no setor solar brasileiro e fortalece sua presença na área de distribuição solar nas Américas, que inclui operações nos Estados Unidos, Canadá e México. As duas empresas anunciaram oficialmente a aquisição durante a Intersolar South America, realizada esta semana em São Paulo.

Os produtos de energia fotovoltaica da Ribeiro Solar são produzidos por alguns dos principais desenvolvedores de energia solar do mundo. A empresa tem sede em Curitiba e centros de distribuição no Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. A parceria se vale do conhecimento de mercado da Ribeiro Solar e de sua ampla rede de instaladores na indústria solar brasileira, aliando-as aos recursos globais de distribuição da BayWa r.e., que atende mais de 17.000 integradores solares em todo o mundo.

As duas empresas não anunciaram o valor da transação nem como o acordo afetará suas respectivas cadeias de abastecimento ou operações, mas a BayWa observou que a Ribeiro Solar se beneficiaria de sua “escala global”, sugerindo que ambas poderiam ter suas cadeias de abastecimento expandidas como resultado da aquisição.

Sobre as motivações da vinda da empresa para o Brasil, Daniel Marino, diretor de Comércio Solar nas Américas da BayWa r.e., disse à FotoVolt que o País “é o terceiro mercado em termos de geração solar distribuída, e nós apoiamos os instaladores que fornecem para os clientes finais desse mercado. Temos presença muito grande no México, Canadá e EUA e queremos estar em todas as Américas, e o Brasil é o ponto de entrada lógico na América do Sul. É um dos melhores mercados do mundo.”

Marino disse ter passado muito tempo procurando empresas para aquisição no Brasil, e o acordo com a Ribeiro Solar só se concretizou depois de mais de um ano de negociações. “Ouvimos muitas coisas boas sobre a Ribeiro e de fato há muito alinhamento cultural, estratégico e de foco no produto, nos clientes, na qualidade e assim por diante.”

Criada em 2015, a Ribeiro Solar é a unidade de energia fotovoltaica da Ribeiro Automação, empresa que está comemorando quase 50 anos de existência. Liciany Ribeiro, CEO da Ribeiro Solar, destacou a oportunidade de fazer parte da equipe da BayWa r.e.. “Num mercado tão difícil, tão disputado, esse apoio é muito importante. No momento em que o mercado está enfrentando dificuldades de aprovação de conexões e taxas de juros altas, o fato de uma empresa do tamanho da BayWa r.e. investir no Brasil mostra que a longo prazo o nosso mercado é muito bom, que as dificuldades podem aparecer mas o futuro é sempre de crescimento. Até porque o número de sistemas fotovoltaicos do Brasil ainda é muito pequeno, e a gente tem muito para trabalhar e crescer.”

Um dos segmentos mais promissores, segundo a executiva, é o do agronegócio, em função da recente redução dos benefícios da tarifa de energia elétrica para o setor. “Isso abre o mercado imenso, o qual ainda está com uma capacidade instalada razoavelmente pequena ante o seu volume potencial”, disse Liciany, que continuará à frente da agora filial brasileira da BayWa r.e.. [Na foto, a executiva aparece ao lado de Frank Jessel, diretor de Comércio Solar Global da BayWa r.e, ao centro, e de Daniel Marino, à direita.]

Como um dos maiores distribuidores mundiais de componentes solares, a BayWa r.e. tem presença em mais de 30 países fornecendo soluções integradas para instaladores e empresas de projetos fotovoltaicos residenciais, comerciais e industriais. A BayWa já instalou mais de 5 GW de energia e gerencia mais de 10 GW de ativos. Também é produtora independente de energia e está expandindo seu negócio de comercialização de energia. Seus acionistas são a BayWa AG, empresa global de € 27,1 bilhões, e a EnergyInfrastructure Partners, de investimentos em infraestrutura de energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024