A chinesa Shanghai Electric Energy Storage Technology anunciou a conclusão do teste de aceitação de fábrica para seu sistema de baterias de fluxo redox de vanádio (VRFB), que agora está a caminho de Zaragoza, na Espanha, para um projeto comercial de armazenamento de energia. Esta é a primeira vez que a empresa entrega produtos de bateria de fluxo desta monta para um parceiro europeu.

Pelo acordo com um provedor de soluções de armazenamento de energia da Espanha, a Shanghai fornecerá sistemas VRFB sob medida para os projetos locais de energia renovável. A Shanghai Electric também está discutindo com parceiros locais projetos de sistemas múltiplos fornecidos em contêineres e a construção de projetos em escala de MW.

A empresa lançou recentemente um sistema de armazenamento de energia de 500 kW/3000 kWh, que classifica como um marco importante no desenvolvimento da tecnologia de bateria de fluxo redox de vanádio. A bateria de 500 kW apresenta configurações 4s2p, o que a torna a maior de módulo único entre as baterias de fluxo de longa duração da China. A eficiência na parte c.c. do sistema supera 85%, com a eficiência energética geral de 90%, reduzindo o custo de eletricidade para US$ 0,028 por kWh. Com eletrólito composto por água e sais inorgânicos, o sistema é capaz de operar em temperatura e pressão normais, sem riscos de incêndio ou explosão, oferecendo 20 mil ciclos de carga e descarga sem perda de capacidade, garante a empresa.

O equipamento é projetado como um sistema de armazenamento de energia de alta potência e longa duração para projetos de energia eólica e solar fotovoltaica, com estrutura expansível. Segundo a Shanghai Electric, o módulo é transportável, rápido de instalar e implantar e adequado para locais com condições ambientais adversas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024