No sétimo webinar da revista EM - Eletricidade Moderna e o primeiro também com a assinatura de FotoVolt, dia 23 de julho, três especialistas foram convidados para ajudar a diminuir o déficit de informação que existe no mercado sobre o aterramento em usinas solares construídas em solo com potência instalada superior a 1 MWp.

Em mais de duas horas de transmissão ao vivo, os engenheiros eletricistas Vinícius Ayrão, Paulo Edmundo Freire e João Gilberto Cunha conseguiram com suas apresentações e no debate mediado pelo editor de EM e FotoVolt, Mauro Sergio Crestani, trazer respostas embasadas pelas suas comprovadas expertises em projetos de instalações elétricas e de aterramento de usinas solares construídas em profusão no país.

Além de discutir as normas técnicas aplicáveis, o que no caso envolveu explicações sobre a NBR 16690, de outubro de 2019, baseada na IEC 62548 e complementar à NBR 5410, o webinar cumpriu seu papel de sanar várias dúvidas identificadas em perguntas enviadas ao vivo pelo público do webinar, que atingiu mais de 700 pessoas. Nos primeiros dois dias depois da realização, o vídeo disponível no youtube alcançou 2500 visualizações.

De forma didática, os três profissionais elucidaram desde pontos mais simples, como por exemplo a função do aterramento na usina solar, até outros de maior complexidade, que envolvem os cálculos necessários para um projeto de malha de aterramento, os procedimentos para aterramento e equipotencialização no lado de corrente contínua e a necessidade ou não de utilizar de condutor de proteção no lado c.c..

Para assistir ao webinar acesse https://www.youtube.com/watch?v=QEsO8mLGisI



Mais Notícias FOTOVOLT



MME lança guia para auxiliar projetos solares e de eficiência energética em prédios públicos

Fruto de parceria com o governo alemão, o documento ensina municípios a estruturar projetos aptos a captar recursos.

30/07/2020


Maior solar híbrida behind-the-meter do mundo será construída nos Estados Unidos

Usina em Nevada faz parte de projeto com outras instalações que visa atingir capacidade de 1 GW com solar e baterias.

30/07/2020


Magazine Luiza contrata geração solar da GreenYellow

Em contrato de aluguel, as três miniusinas, com potência total de 4861 kWp, vão tornar 214 lojas autossuficientes com energia renovável.

30/07/2020