A empreendedora de energias renováveis Atlas Renewable Energy contratou a Nextracker, fornecedora de soluções de sistemas de rastreamento solar, para instalar no complexo solar Vista Alegre, em Janaúba, Mina Gerais, o software TrueCapture, que baseado em algoritmos consegue otimizar a geração solar.

O projeto solar terá capacidade instalada de 902 MWp e deverá produzir aproximadamente 2 TWh/ano de energia. Segundo a Atlas, deve se tornar o maior projeto solar a ser construído no Hemisfério Sul. A usina tem contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) assinado com a produtora de alumínio Albras, de Barcarena, no Pará. O PPA foi indexado em dólar e tem prazo de 21 anos de fornecimento.

O software TrueCapture utiliza o conceito de aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial, por meio dos quais permite rastrear continuamente a posição do Sol e ajustar os ângulos dos módulos para maximizar a produção de energia. Ao ajustar de forma inteligente a inclinação e a posição de cada módulo solar em tempo real, ele é capaz de atenuar o impacto do sombreamento, do terreno irregular e de outros fatores que podem reduzir a produção de energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025