A Revolusolar, ONG especializada em projetos solares em comunidades carentes, está selecionando moradores de favelas no Rio de Janeiro que terão instalados gratuitamente em suas casas telhas fotovoltaicas de fibrocimento da Eternit Solar, que doou o sistema para a promoção. A seleção está aberta até o dia 26 de maio a moradores das comunidades Chapéu Mangueira, Babilônia e Ladeira Ari Barroso.

Apenas uma residência será escolhida, tornando-se a primeira de uma favela que contará com a tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira. Para poder concorrer, a casa necessita de telhado ou laje entre 28 e 32 m2 e contar com bastante insolação. Além disso, a infraestrutura do local precisa ser avaliada como segura pela equipe técnica da Eternit e ainda ter medidor de energia bifásico.

A instalação planejada é de 12 telhas solares, do modelo Eternit Solar Ondulada-F140 2.44, telha de fibrocimento com módulos fotovoltaicos. A estimativa de geração mensal será de 140 kWh, com potência de 1 kWp. A Eternit também oferecerá treinamento de instalação do equipamento e acompanhará toda a execução da obra. Lançada neste mês, a solução promete ser uma opção de baixo custo.

Os interessados devem se cadastrar em https://forms.gle/JFpfdvVPY1Mf841E8. A casa selecionada entrará para a Cooperativa Percilia e Lucio, cooperativa de energia solar em favelas, cuja operação teve início em 2021.



Mais Notícias FOTOVOLT



Custo da energia solar cai e payback fica abaixo de três anos

Levantamento da Solfácil aponta estados com menor preço por watt-pico para sistemas residenciais, com destaque para o Acre

05/12/2025


Absolar realiza encontro nacional em São Paulo

Evento discutirá reforma do setor elétrico, energia solar e armazenamento

05/12/2025


The smarter E Award 2026 abre inscrições em dezembro

Premiação internacional recebe projetos e soluções até 20 de março de 2026

05/12/2025