A Sun Mobi, empresa especializada na oferta de assinatura de geração solar distribuída com usinas de geração remota, anunciou ter obtido aporte financeiro de R$ 25 milhões para construir duas usinas solares fotovoltaicas com capacidade total de 5 MW de potência. Os recursos são da GET Energy Trading, sócia investidora da Sun Mobi, e serão utilizados para implantar as UFVs em Assaí e Palotina, ambas cidades do Paraná.
A expectativa é a de que as usinas entrem em operação em julho. O investimento atende plano estratégico da Sun Mobi de atender 183 municípios paranaenses, na área de concessão da estatal de energia Copel, incluindo entre eles cidades importantes como Londrina, Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
O foco principal na oferta de assinaturas de geração compartilhada são pequenos negócios, como restaurantes, padarias, condomínios e empresas de comércio e serviços, além de consumidores residenciais. “Esse tipo de contrato de fornecimento de energia solar tem crescido exponencialmente no País, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento num sistema próprio de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além da facilidade do processo de adesão”, explica o sócio da Sun Mobi, Guilherme Susteras.
Segundo outra sócia da empresa, Alexandra Susteras, em um horizonte de 30 anos as duas novas usinas devem gerar 982,5 MWh por mês de energia, evitando a emissão de 123,4 mil toneladas de CO2, o equivalente a cerca de 756,6 mil árvores plantadas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025