Os vencedores dos prêmios Smarter E, Intersolar e ees Awards, criados com o objetivo de destacar novas soluções, elevar o perfil das empresas e fornecer reconhecimento internacional, foram anunciados em uma cerimônia online. A premiação estava prevista para ser realizada na edição 2020 da Smarter E Europa, mas esta foi cancelada em função da expansão da pandemia da covid-19. Já a edição sul-americana do evento vai acontecer em São Paulo, SP, de 16 a 18 de novembro.

Os vencedores do Intersolar Award 2020, dentre um total de 10 finalistas, foram o Otimizador Genérico de Cadeia Solar, o inversor híbrido Symo GEN24 Plus e os módulos solares da série REC Alpha, fornecidos, respectivamente, por Ferroamp Elektronik, Fronius International e REC Solar EMEA. O Otimizador Genérico de Cadeia Solar é um inversor de cadeia FV para redes CC com a funcionalidade de um inversor CA, o que ajuda a conectar os painéis solares diretamente a sistemas de baterias off grid, à seção CC dos inversores de armazenamento e à conexão CC nas estações de carregamento de veículos elétricos. Um dos destaques do equipamento é favorecer a integração da energia FV aos sistemas existentes, permitindo reduzir o custo e a complexidade de adicionar energia solar. Outro vencedor foi o inversor trifásico híbrido Symo GEN24 Plus, da Fronius, que possibilita acoplar sistemas híbridos de CA e CC. Segundo a empresa, a tecnologia Multi Flow garante o fornecimento de energia enquanto a bateria se carrega durante quedas de energia, oferecendo uma fonte mais duradoura de alimentação extra, com potência de saída de 10 kW, e maior grau de auto-fornecimento. Já o REC Alpha é um módulo solar de 60 células que combina, por um lado, uma estrutura de meia-célula com heterojunção e, por outro, uma tecnologia de ponta para interconexão de células, resultando num produto que fornece até 380 Wp com densidade de potência de 217 W/m². A eficiência do módulo é 21,7%. As conexões são feitas com fios finos de seção circular diretamente à superfície das células, reduzindo em 95% o número de pontos de solda e em 81% o teor de chumbo, por módulo.

O EES AWARD 2020, que premia soluções pioneiras para o segmento de baterias e armazenamento de energia, elegeu como vencedores o sistema de armazenamento Fenecon Industrial, o sistema customizável CV para baterias padrão e a bateria recarregável de zinco-ar Zinium. O Fenecon Industrial é um contêiner de armazenamento plug-and-play cujo gerenciamento de energia é realizado por um software de código aberto que permite o uso de uma ampla variedade de aplicativos industriais e de gestão de rede, ao mesmo tempo em que mantém a independência de fabricantes. Já o sistema CV para baterias padrão, da Webasto, é uma solução plug-and-play de bateria tracionária para veículos comerciais. Idealizado para reduzir o custo total de propriedade (total cost of ownership), apresenta design flexível de duas camadas para facilitar a instalação, e tensão escalonável, o que permite seu uso desde em caminhões pequenos até ônibus ou caminhões de grande porte. Por sua vez, a bateria Zinium, da ZnR Batteries, possui células de zinco-ar feitas de componentes que são submersos num eletrólito aquoso chamado Zinolyte, o que torna a bateria recarregável. O funcionamento da Zinium utiliza o ar ambiente: a bateria absorve e libera oxigênio ao carregar-se e descarregar-se, e o controle de armazenamento é feito por um sistema exclusivo. Também inclui um ânodo poroso composto principalmente de zinco, e que incorpora elementos como manganês e cálcio, e não contém terras raras nem metais preciosos.

O The smarter E Award homenageia modelos de negócios inovadores e projetos pioneiros. A Phaesun, a Solar Chernobyl e a SunPower foram as vencedoras na categoria “Projetos Excepcionais”. A Phaesun desenvolveu um sistema de pequena escala de dessalinização por eletrodiálise movido a energia solar para purificação de água salobra. O sistema instalado na Somalilândia fornece até 2000 litros de água potável por dia para aldeões e nômades em localidades isoladas. A eletrodiálise usa uma técnica de membrana: uma corrente elétrica “puxa” íons de sal através de uma membrana de troca iônica, assim reduzindo significativamente o teor de sal da água. Já a Solar Chernobyl 1 MW fica numa área contaminada pela usina nuclear de Chernobyl, a apenas 100 metros do reator que explodiu em 1986, e destaca-se como único projeto de investimento privado na zona de Chernobyl desde o desastre. Para reduzir o vazamento de radiação do solo, o sistema foi projetado para precisar de pouca manutenção e fixado por meio de lastros na superfície. Já a Powerhouse Brattørkaia, da SunPower Corporation, é um edifício de energia limpa na Noruega, construído a apenas três graus ao sul do Círculo Polar Ártico, que utiliza a tecnologia solar Maxeon, a qual tem ótima resistência a cargas de vento e gera até 35% mais energia do que painéis convencionais num período de 25 anos, segundo a empresa. O edifício de nove andares produz energia para uso próprio e fornece o excedente à microrrede local.

Os prêmios da categoria “Energia Renovável Inteligente” do The smarter E Award foram para a Stadtwerke München (Alemanha), a Fronius International (Áustria) e a Next Kraftwerke (Alemanha). A Stadtwerke München venceu a premiação com o projeto fotovoltaico M-Solar Sonnenbausteine (blocos solares), um modelo de negócios para transição energética em áreas urbanas. Através de uma plataforma on-line de autoatendimento, esse projeto de financiamento coletivo dá retornos de energia e lucratividade aos participantes. A Fronius International foi premiada pelo Fronius Solhub, um posto de energia descentralizada que permite produzir, armazenar e utilizar hidrogênio verde, tanto para veículos quanto para armazenamento sazonal de energia. O público-alvo do Solhub são empresas de médio porte que desejam produzir seu próprio combustível através de recursos de energia renovável disponíveis localmente. Finalmente, a Next Kraftwerke desenvolveu o NEMOCS, uma solução de software-como-serviço para auxiliar terceiros a estabelecer suas próprias usinas virtuais. O sistema pode conectar milhares de unidades descentralizadas de modo a otimizar suas operações através do processamento de dados em tempo real e, assim, melhorar a previsão de geração. Ele possibilita monitorar, prever e acionar um conjunto de instalações a partir de um único centro de controle, aperfeiçoando o desempenho das instalações agregadas e do sistema como um todo.

Os prêmios The smarter E Award, Intersolar Award e ees Award são organizados pela Solar Promotion International GmbH, de Pforzheim, e pela Freiburg Management und Marketing International GmbH (FFMI).



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024