A Salesforce, empresa especializada em soluções de gestão de relacionamento com clientes, anunciou acerto para a compra de 280 mil MWh em certificados de energia renovável de pequenos projetos de energia, distribuídos ao longo dos próximos oito anos. A negociação faz parte de estratégia de utilizar 100% de energia renovável em todo o mundo, incluindo suas operações no Brasil.

O contrato foi assinado com a Powertrust, empresa agregadora de energias renováveis de alto impacto em todo o mundo, para aquisição de certificados de energia renovável distribuída (D-RECs), um mecanismo financeiro que permite a injeção de capital para projetos renováveis distribuídos de pequena escala.

A transação ajudará a desbloquear cerca de US$ 65 milhões em investimentos em nova capacidade solar, com expectativa de evitar mais de 50 mil toneladas de emissões de CO2 por ano. A aquisição de D-RECs da Salesforce se concentrará na compra de projetos em mercados não tradicionais.

No Brasil, o projeto que será viabilizado visa substituir antigos geradores a diesel por uma microrrede movida a energia solar em comunidade remota ao longo do Rio Amazonas. A estimativa é reduzir o consumo de combustível em mais de 50%, beneficiando cerca de mil pessoas.

Outro projeto em mercado não tradicional, segundo a empresa, e que envolve microrrede solar, é em Nagaland, na Índia, onde uma comunidade montanhosa isolada receberá eletricidade pela primeira vez. Além disso, haverá também um treinamento para os moradores usarem a energia na operação de descascadores de arroz.

Há ainda projetos na África Subsaariana, com instalação solar e de armazenamento de energia em hospital, e outra microrrede solar na região de Bornéu, na Malásia, que abriga 72% dos malaios rurais que não têm acesso à eletricidade. Esse projeto no Sudeste Asiático inclui ainda instalação de microusina hidrelétrica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026