A concessionária de saneamento Águas de Manaus, responsável pelos serviços de água e esgoto da capital amazonense, inaugurou no começo de fevereiro uma usina solar fotovoltaica de 2,55 MWp. Na modalidade de geração distribuída, a usina deve gerar por volta de 3,7 GWh por ano, que serão transformados em créditos de compensação para a concessionária controlada pelo grupo Aegea.

Considerada a maior do tipo na região Norte, segundo comunicado da empresa de saneamento, a usina ocupa área de 20 mil metros quadrados na rodovia BR-174, no ramal da Fazenda da Esperança, em Manaus. A instalação conta com oito inversores e 4.960 módulos solares fotovoltaicos.

A construção da usina ficou a carga da Brasol, empresa especializada em energia solar do grupo Siemens. A prefeitura de Manaus também consta como parceira do projeto, assim como a empresa Expertise Energia. De início, a instalação atenderá ao consumo de 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense.

A iniciativa também faz parte da política de sustentabilidade do grupo Aegea, um dos grupos privados de saneamento que lideram o mercado brasileiro. A meta corporativa do grupo é reduzir 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030.



Mais Notícias FOTOVOLT



Reforma do setor quer ampliar tarifa social e ACL e brecar autoprodução

Proposta do MME tem três eixos principais que visam ampliar beneficiados com tarifa social, abrir mercado para consumidores da baixa tensão e rever rateio de encargos e subsídios.

25/04/2025


Congresso SWC: prazo para envio de resumos está terminando

Realizado pela primeira vez no Brasil, Solar World Congress será em novembro em Fortaleza.

25/04/2025


Atlas fecha mais um contrato de autoprodução com a Dow

Contrato, segundo entre as empresas, envolve energia gerada por complexo solar de Casablanca.

25/04/2025