A fabricante de módulos fotovoltaicos LONGi Solar, um dos principais players mundiais do setor, está oficialmente entrando no seleto clube dos módulos de mais de 500 W. A empresa realizou nesta segunda-feira, 29, um evento para apresentar o technical brief da nova série Hi-MO 5, de módulos PERC tipo P com 540 W de potência nominal.

A principal característica do produto é utilizar wafers maiores, no formato M10. [Na semana passada, sete fabricantes de módulos assinaram acordo para adotar o formato M10 (182 mm x 182 mm) como padrão para pastilhas de silício. Além da LONGi, o grupo é formado pelas empresas Canadian Solar, Jiangsu Runyang Yueda, Jiangsu Zhongyu, JA Solar, Jinko Solar e Lu’an Solar.] A série Hi-MO 5 apresenta ainda dopagem com gálio em vez de boro, e um método de interconexão que a empresa batizou de "solda inteligente".

A nova linha se apresenta em módulos de 66 e 72 células, com variantes monofaciais e bifaciais. A configuração de 72 células apresenta potência frontal de até 540 W, eficiência de 21% e dimensões de 2256 mm × 1133 mm. Esse módulo, de acordo com a LONGi, é indicado para as grandes usinas solares que estão sendo construídas em todo o mundo. A configuração de 66 células possui potência nominal de 495 W e área menor, o que amplia suas aplicações.

De acordo com uma nota da LONGi sobre o lançamento, o Hi-MO 5 adota um design bifacial “vidro-vidro com moldura" que oferece alta resistência mecânica, reduzindo quantidade de travessas necessárias para a sustentação e melhorando o aproveitamento da parte traseira do módulo. A corrente de operação é de cerca de 13 A, incluindo o ganho do design bifacial, valor dentro da faixa máxima de corrente de entrada dos inversores mais recentes, o que evita perdas de geração. O comprimento do módulo é compatível com sistemas horizontais de rastreamento de eixo único.

Em simulações em parceria com mais de 20 clientes globais, o módulo mostrou redução de mais de US$ 0,012 por watt nos custos de equilíbrio do sistema (BOS, na sigla em inglês), utilizando estruturas fixas e inversores centralizados, em comparação com outros produtos. Com inversores de strings em grandes usinas, observaram-se melhores taxas de capacidade, reduções de custo do equipamento CA e menor LCOE (cisto nivelado de energia), garante a empresa.

Dopagem de gálio para combater a DIL

No final de março de 2020, a LONGi adquiriu licença para usar a tecnologia de dopagem do silício com gálio da japonesa Shin-Etsu Chemical.  Os wafers de silício dopados com gálio apresentam melhor desempenho em relação à degradação induzida pela luz (DIL), em comparação com os dopados com boro. [A DIL, que degrada o desempenho dos módulos desde as primeiras horas de exposição ao sol, é causada por traços de oxigênio incluídos no silício durante o processo de obtenção de cristais. Devido ao efeito da exposição à luz, esses dímeros de O2 com carga positiva podem criar complexos boro-oxigênio que capturam elétrons e buracos, os quais ficam, assim, indisponíveis para o efeito FV.] Com base na tecnologia de dopagem com gálio, portanto, a LONGi oferece os novos módulos com geração mais estável de energia a longo prazo, garantindo potência de 98% no primeiro ano e taxa de degradação linear anual máxima de 0,45%. “Embora as pastilhas de silício dopadas com gálio sejam mais caras, a LONGi compensou isso com avanços na tecnologia e escala de produção”, afirmou a empresa na nota.

Solda inteligente - A LONGi adota uma tecnologia de solda proprietária para a interconexão das células da série Hi-MO 5, na qual utiliza fitas de solda segmentadas integradas que, segundo a empresa, maximizam a captura de luz e conectam as células com um gap (intervalo) menor, o que aumenta a eficiência de conversão do módulo em 0,3%. O método de soldagem também reduz o estresse tênsil da célula, aumentando a confiabilidade, de acordo com a LONGi.

A empresa planeja iniciar a produção em grande escala de nova série (com capacidade produtiva de 12 GW) em setembro próximo, quando também deve concluir os processos de certificação IEC/UL. O Marketing Manager da LONGi para a América Latina, Rafael Normanton, disse à FotoVolt que os módulos Hi-MO 5 já são ofertados no mercado brasileiro para projetos de utility scale e que pelo menos um fornecimento já foi assinado, para uma planta da Solatio Energia que deverá estar concluída até o final deste ano. Em março, as duas empresas haviam assinado um acordo de parceria para o fornecimento no Brasil de 908 MW de módulos da linha anterior, a Hi-MO 4. De acordo com Normaton, alguns desses projetos já deverão usar os novos módulos.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024