A Cubico Sustainable Investments, empreendedora de renováveis controlada pelo fundo de pensão dos professores de Ontário, Canadá, e pela PSP Investments, assinou acordo de aquisição do complexo solar Projeto Sobral, de 1 GW de capacidade, da brasileira Zeg Energias Renováveis. O valor da transação não foi divulgado.

Em desenvolvimento, o projeto Sobral será instalado nos municípios de Sobral e Santana do Acaraú, no Ceará. Com investimentos previstos de R$ 3 bilhões, o empreendimento tem entrada de operação planejada para julho de 2025. Quando em pleno funcionamento, deve gerar mais de 2 mil GWh por ano, o suficiente para fornecer energia a 1 milhão de residências brasileiras.

Segundo comunicado da Cubico, as duas empresas desenvolverão conjuntamente o projeto, incluindo a negociação de contratos de fornecimento e a formalização de contratos de compra de energia com terceiros (PPAs, na sigla em inglês).

"A aquisição consolida nossa presença na América Latina e marca o início de uma nova plataforma de energia renovável no Brasil, seguindo nossas recentes vendas estratégicas no país. Após este primeiro investimento em ativos solares no Brasil, o objetivo é continuar o crescimento através da aquisição e desenvolvimento de outros projetos fotovoltaicos e eólicos onshore”, disse o responsável pela operação da Cubico na América Latina e Brasil, Franciso Moya.

Em 2022, a Cubico negociou com a AES Brasil suas participações nos complexos eólicos Ventos do Araripe, no Piauí; Caetés, em Pernambuco; e Cassino, no Rio Grande do Sul. O valor total dos ativos somava pouco mais de R$ 2 bilhões. Juntos, os parques têm capacidade total de 456 MW, totalizando 17 sociedades de propósito específico. O portfólio global da Cubico em 12 países tem capacidade instalada bruta de mais de 2,7 GW, além de 3,5 GW em construção e em desenvolvimento.

A aquisição do projeto Sobral atende estratégia da Cubico em crescer de forma orgânica, por meio de projetos greenfield. A negociação foi assessorada pela banca de advocacia Machado Meyer (Jurídico), pela empresa Rina e pela consultoria KPMG. A conclusão da transação permanece sujeita à aprovação do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026