O Governo de Minas Gerais lançou recentemente, em 29 de junho, uma ferramenta on-line que sinaliza as conexões fotovoltaicas de Geração Distribuída (GD) no estado. Chamada de Mapa de Disponibilidade, a iniciativa tem o objetivo de reduzir um processo que durava até 60 dias para ser respondido. Por meio da plataforma, disponível no site da Cemig, é possível à empresa que quer instalar pequenas usinas solares em Minas Gerias acessar os pontos de capacidade da rede elétrica de uma determinada região. Antes, esse processo era feito por meio de requerimento e respondido com base em estudo elaborado de cada caso. “Minas Gerais acaba de dar um grande passo em mais um processo de simplificação. O Mapa de Disponibilidade vai facilitar a vida de quem quer empreender no estado. Além de desburocratizar, queremos gerar cada vez mais empregos e renda”, destaca o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A iniciativa é fruto de uma solicitação da Sede - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e foi elaborada pela Cemig, a partir de grupo de trabalho composto pela companhia, a Sede e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), com objetivo de aumentar a transparência e a agilidade do processo de consulta de acesso de cargas e minigeracão. A plataforma também possibilita localizar pontos com maior viabilidade técnica, menor custo e prazo para conexão. “Além disso, o retorno nos casos em que não houver disponibilidade de rede, por exemplo, o empreendedor já tem uma sinalização pelo próprio sistema da necessidade de obra, a dimensão dela e os eventuais prazos estimados para que ela aconteça. Então, já consegue tomar decisão mais rápida sobre a instalação ou não na localidade que ele está consultando”, afirma Fernando Passalio, secretário-adjunto da Sede.

Segundo a Cemig, o Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica é uma solução pioneira no setor elétrico brasileiro. "Além de mostrar toda disponibilidade que temos em nossa área de concessão, a ferramenta fornece uma estimativa de custo da obra que o cliente precisará para conectar o seu empreendimento à rede da Cemig", explica o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi.

Ainda de acordo com a Cemig, a ferramenta é mais uma ação no sentido de alavancar o crescimento das conexões de Geração Distribuída no estado, em atendimento a uma necessidade crescente de diversos potenciais novos clientes e do Governo do Estado em atender a esta demanda energética. Dados da companhia apontam que Minas Gerais representa cerca de 20% das conexões de GD no Brasil, com mais de 40 mil unidades já conectadas a sua rede de distribuição.

O Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica contempla todas as mais de 400 subestações da Cemig no estado, além de indicar as instalações que estão sendo implantadas. A ferramenta classifica por cores a disponibilidade de cada subestação, sendo: Verde, quando há disponibilidade para atendimento; Amarela, quando a disponibilidade está limitada ou condicionada a uma obra estruturante; Vermelha para indicar que a capacidade de atendimento está 100% comprometida; e Cinza, quando a subestação está planejada para construção.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024