A norueguesa Equinor já está implementando em Assú, no Rio Grande do Norte, a usina solar fotovoltaica Mendubim, de 531 MW de potência instalada. Desenvolvida em parceria com as conterrâneas Hydro Rein e Scatec, em joint venture com participações iguais entre os três de 33,3%, a UFV começará a gerar cerca de 1,2 TWh por ano a partir de 2024, o suficiente para atender 620 mil domicílios.

Todos os três sócios do empreendimento fornecerão conjuntamente serviços de engenharia, aquisição e construção (EPC). A operação e manutenção, assim como os serviços de gerenciamento de ativos para a usina, serão fornecidos pela Scatec e pela Equinor. A UFV Mendubim é o segundo projeto solar de grande escala da Equinor no Brasil, após a UFV Apodi, de 162 MW, em Quixeré, no Ceará, em operação desde 2018 em parceria com a Scatec.

Na fase de construção, a expectativa é que as obras gerem mais de mil empregos diretos e indiretos. Estima-se que as despesas totais de capital de projeto (capex) sejam de cerca de 430 milhões de dólares. O ativo será financiado por uma combinação de financiamento de projetos e contribuição de capital dos parceiros. O primeiro desembolso da dívida do project finance está previsto para o final de 2022. A usina, segundo a Equinor, deve proporcionar retornos na faixa esperada para energias renováveis entre 4 e 8%.

Cerca de 60% da energia produzida será vendida em um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de 20 anos indexado em dólares com a Alunorte, refinaria de alumina do grupo Norsk Hydro, com unidade em Barcarena (PA). Os 40% restantes da produção serão vendidos de forma pulverizada no mercado livre de energia no Brasil, a partir da comercialização feita pela Hydro Energia e a Danske Commodities, trading de energia da Equinor que abriu recentemente um escritório comercial em São Paulo.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025