A GDSun, especializada em geração solar distribuída por autoconsumo remoto, fechou mais quatro novos contratos com a Raízen, empresa de energia dos grupos Cosan e Shell. O acordo contempla a operação e o arrendamento de usinas solares da GDSun no estado de São Paulo, cujas assinaturas para compensação dos créditos de energia serão comercializadas pela Raízen.

As usinas, algumas delas em operação e outras com partida prevista até o fim do primeiro semestre de 2023, vão gerar 39.035 MWh/ano, montante equivalente ao consumo médio anual de 243 mil casas nas cidades de Salto de Pirapora, Adolfo, Ituverava e Canas, onde a Raízen fará a comercialização dos créditos.

A GDSun começou a parceria com a Raízen em 2021, com usinas solares de GD em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará. Com os novos contratos, a potência total instalada dos projetos chega a 49 MWp, com geração anual de 87.416 MWh.

Por parte da Raízen, a estratégia em geração distribuída é fruto de projeto de diversificação de negócios, visando operação integrada com foco na transição energética. Tradicional na produção de etanol e de eletricidade a biomassa, com várias usinas, e na distribuição de combustíveis, incluindo postos com a bandeira Shell, a empresa também opera usinas a biogás de vinhaça e de aterro e PCHs, além de outros produtos de energia.

“A Raízen possui um amplo portfólio de produtos e soluções renováveis integradas que estão em linha com as necessidades e anseios globais. Temos um amplo portfólio de soluções em energias renováveis, como migração de clientes para o mercado livre, emissão de I-RECS, geração distribuída, recarga elétrica veicular e muito mais”, disse o vice-presidente de energia e renováveis da Raízen, Frederico Saliba.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026