Lançado em agosto, durante a Intersolar South America, em São Paulo, o selo do Programa de Certificação Qualidade Absolar, que atesta o cumprimento de requisitos preestabelecidos de qualidade e segurança, teve a sua primeira empresa contemplada. Na categoria importadores/distribuidores, a empresa Genyx Solar Power, de Contagem, Minas Gerais, recebeu a certificação no nível máximo AAA

A avaliação da documentação e uma auditoria presencial foi realizada pelo LOT Internacional Brasil, um organismo de certificação designado (OCD). O certificado terá validade de três anos e, para manter o selo, a empresa passará por auditorias anuais. O selo é obtido de forma voluntária e voltado a todos os elos da cadeia de valor, desde fabricantes, fornecedores, distribuidores e instaladores até integradores e empresas de engenharia.

A certificação consiste em processo de avaliação documentado realizado por entidades independentes e qualificadas, os OCDs. Segundo a Absolar, a certificação é um dos mecanismos de avaliação da conformidade (AC) e pode ser aplicada a produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão. Uma vez aprovada, a empresa constará da lista de certificadas na página oficial do programa na Internet e receberá o “Selo Qualidade Absolar”.

“O selo não é exigido por força de lei, mas faz toda diferença para o mercado e para o consumidor final. É uma forma de mostrar e provar o desempenho da empresa para o seu cliente e assegurar um produto ou solução de melhor qualidade e durabilidade”, afirmou na época do lançamento do programa o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia.

O programa compreende três níveis/categorias de certificação: Nível A (o mais completo, com requisitos técnicos exigentes e aprimorados); Nível B (intermediário); Nível C (atende aos requisitos mais básicos, voltado a empresas menores, que estão se estruturando). Mais informações em www.certificacaoabsolar.org.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025