A empreendedora de energia renovável francesa Voltalia concluiu o comissionamento do complexo solar fotovoltaico Serra Branca (SSM1-2), de 320 MW. Localizado no povoado de mesmo nome no Rio Grande do Norte, trata-se da maior UFV da empresa no mundo e que faz parte de complexo híbrido em implantação cuja potência final será de 2,4 GW, sendo 580 MW de solar e o restante de eólicas.

Segundo o CEO da Voltalia, Sébastien Clerc, as obras do complexo solar continuam para a conclusão de toda a potência prevista, com mais 260 MW do projeto adjacente SSM3-6, cuja construção se iniciou em março de 2022. A primeira etapa SSM1-2, de 320 MW, está terminando seus testes finais de conclusão e da implementação lançada em setembro de 2021.

De acordo com comunicado da Voltalia, o comissionamento foi progressivo, com a instalação gradual de módulos solares e infraestrutura. A primeira etapa foi concluída em abril de 2022, chegando a 245 MW no final de junho e agora a 320 MW. Inicialmente com capacidade de 32 MW, o tamanho do projeto foi aumentado dez vezes graças a novos contratos de venda de energia de longo prazo assinados com uma série de compradores corporativos, incluindo a petroquímica Braskem e a Copel. Os PPAs de longo prazo têm uma duração média de 16 anos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024