Um levantamento realizado pela Elektsolar mostra que a busca por cursos profissionalizantes e treinamentos de capacitação online na área de energia solar tem crescido de forma expressiva no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. O estudo aponta que a procura por tais especializações cresceu cerca de 50% no País entre janeiro e abril deste ano. O motivo, segundo Gabriel Guimarães, diretor de educação da Elektsolar, são as grandes oportunidades de negócios oferecidas no mercado de energia solar no Brasil, que tem crescido cerca de 300% ao ano no País de 2015 para cá. “Os brasileiros têm encontrado no mercado fotovoltaico uma nova possibilidade de mudar de ramo e se especializar dentro de um segmento pujante na economia brasileira”, comenta. “Essa grande procura ficou ainda mais evidente durante a pandemia e a queda da atividade econômica, já que o setor solar é visto por autoridades no mundo inteiro como uma área estratégica para a retomada do crescimento, incluindo o Brasil”, acrescenta.

A Elektsolar, sediada em Florianópolis, e que atua no mercado de treinamentos no setor fotovoltaico nacional, desenvolveu um pacote de treinamento específico para esse período da pandemia, com um conteúdo que mescla aulas ao vivo, que permite a interação dos estudantes, com aulas pré-gravadas e presenciais, que serão realizadas no segundo semestre de 2020. “Era comum termos alunos que viajavam grandes distâncias para fazer nossos treinamentos, agora com o avanço dos formatos digitais, estamos confiantes de que haverá uma democratização ainda maior dos treinamentos em energia solar”, afirma Guimarães.

 Em 2019, a empresa afirmou que houve um boom na procura por cursos na área de geração fotovoltaica, impulsionado pela expansão da geração distribuída no Brasil, e a empresa investiu em uma plataforma de ensino à distância (EAD) e em cursos com ferramentas de realidade virtual, que foi fundamental no cenário de  avanço da Covid-19. “Nosso maior volume de cursos é presencial, mas já estamos adaptando nossos treinamentos para essa nova realidade. A plataforma EAD vai possibilitar alcançar tanto pessoas físicas quanto empresas, no formato in company”, conclui Guimarães.



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