Durante o primeiro dia do Congresso da Intersolar South America (23 de agosto, Expo Center Norte), a Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica anunciou o lançamento da Certificação Voluntária de Qualidade, que atesta que uma determinada empresa cumpre os requisitos preestabelecidos para oferecer ao mercado serviços ou produtos com qualidade e segurança.

A certificação consiste num processo de avaliação documentado realizado por entidades independentes e qualificadas, chamadas de Organismos de Certificação Designados (OCDs). A certificação é um dos mecanismos de Avaliação da Conformidade (AC) e pode ser aplicada a produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão. Uma vez aprovada, a empresa constará da lista de certificadas na página oficial do programa na Internet e receberá o “Selo Qualidade Absolar”.

“O Selo de Qualidade da Certificação Absolar é voluntário, ou seja, não é exigido por força de lei, mas faz toda diferença para o mercado e para o consumidor final. É uma forma de mostrar e provar o desempenho da empresa para o seu cliente e assegurar um produto ou solução de melhor qualidade e durabilidade”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar. Ele é voltado a todos os elos da cadeia de valor, ou seja, abarca fabricantes, fornecedores, distribuidores, instaladores, integradores, empresas de engenharia e outros.

O programa da Absolar compreende três níveis/categorias de certificação: Nível A (o mais completo, com requisitos técnicos exigentes e aprimorados); Nível B (intermediário); Nível C (atende aos requisitos mais básicos, voltado a empresas menores, que estão se estruturando). Mais informações em www.certificacaoabsolar.org.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025