A favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, se tornou palco de um projeto ousado para fomentar a energia solar fotovoltaica. Batizado de Rocinha Solar, a iniciativa liderada pela ONG Favela Solar, e que conta com o apoio da Faperj – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro,  tem a meta inicial de capacitar profissionalmente 130 moradores locais como instaladores de módulos solares, além de instalar duas microusinas.

Lançado oficialmente no dia 13 de agosto, o projeto prevê a construção de uma microusina de 25 kW de potência instalada na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha e outra de 12,5 kW, a ser implantada na Primeira Igreja Batista da Rocinha. Os créditos serão compensados pela cooperativa de catadores Rocinha Recicla e pela ONG Pedrinho Social, que atuam na comunidade.

Para a viabilização do projeto, várias empresas estão cooperando. A Solar Group, fabricante de sistemas de fixação para módulos solares fotovoltaicos, vai doar estruturas de fixação para os sistemas fotovoltaicos das duas microusinas. Também a distribuidora de equipamentos solares Win Solar apoia o projeto, que por sua vez será executado pela integradora Solfortes. Já os cursos e oficinas para profissionalização serão coordenados e ministrados pela Solarize, empresa especializada em formação profissional na área de energia solar.

Segundo a Absolar, o estado do Rio de Janeiro tem atualmente 52,9 mil conexões operacionais de geração distribuída solar  em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A região conta com 451,5 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio de Janeiro a atração de aproximadamente R$ 2,4 bilhões em investimentos, geração de mais de 13,5 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 560,6 milhões aos cofres públicos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024