A fábrica da Elgin, localizada na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, acaba de receber uma ampliação de sua usina solar existente desde 2019, para abastecer parte das operações administrativas e de manufatura da companhia. O local é destinado à produção e armazenagem de equipamentos das áreas de climatização, refrigeração e automação, contando com aproximadamente 800 colaboradores. A usina solar em operação saltou de 1,8 MW para 2,3 MW instalados, totalizando mais de 6,3 mil módulos em uma área de cerca de 13 mil m2 no telhado da fábrica.

A energia gerada pela usina pode ser utilizada diretamente na fábrica ou injetada na rede de distribuição, para recebimentos de créditos e abatimentos na conta de energia. Se pudesse ser totalmente injetada, a energia produzida abasteceria aproximadamente 10 mil casas com  consumo médio de 300 kWh/mês cada.

De acordo com Glauco Santos, diretor da divisão de energia solar da Elgin, a ampliação da usina reflete o investimento constante em sustentabilidade e eficiência energética, bem como integra o programa de ESG de todo o grupo. “A aposta em projetos fotovoltaicos dentro da empresa, reforça nossa visão de acreditar na tecnologia que comercializamos para os nossos clientes. Estamos sempre buscando alternativas que garantam uma operação sustentável a partir de fontes limpas de energia”, explica.

Começando há 70 anos pelo segmento de máquinas de costura, a Elgin diversificou sua atuação no mercado brasileiro e hoje conta com uma grande variedade de produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de climatização, refrigeração, iluminação, automação comercial, informática, telefonia e energia solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026