O minicurso “Segurança nos serviços com eletricidade - A importância da norma técnica ABNT NBR 16384” é um dos oferecidos na programação do Eletrotec EM-Power, no Expo Center Norte em São Paulo, de 23 a 25 de agosto. O congresso e feira da Aranda Eventos sobre instalações elétricas, infraestrutura de energia e gestão energética, além de realizar uma conferência especial de atualização sobre a normalização brasileira na área elétrica, terá sete minicursos: três dedicados a instalações fotovoltaicas (proteção contra raios; projeto, desenvolvimento e entrega de usinas de minigeração distribuída; e aterramento de grandes usinas fotovoltaicas), um sobre aterramento de instalações de média baixa tensão e de instalações solares, outro tratando de patologias de instalações elétricas, e ainda um minicurso sobre instalação e carregadores de veículos elétricos, além do mencionado curso de segurança do trabalho (veja a programação abaixo).

A norma ABNT NBR 16384 - “Segurança em eletricidade – Recomendações e orientações para trabalho seguro em eletricidade”, publicada em 2020, trouxe uma visão mais ampla da necessidade de procedimentos para a realização dos serviços em instalações com eletricidade ou em suas proximidades. Ministrado por Edson Martinho, da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o minicurso de segurança nos serviços com eletricidade abordará o conteúdo da norma e orientará sobre como elaborar um programa efetivo de segurança.

Edson Martinho, engenheiro eletricista e pós-graduando em engenharia de segurança do trabalho, é diretor executivo da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, diretor da Lambda Consultoria e coordenador da CE 003:064.012 – Comissão de Estudo de Segurança em Eletricidade do CB-3/ABNT. É autor do livro "Distúrbios da energia elétrica" (Ed. Erica) e reitor da Fluke Academy.

O dia 23 do Eletrotec EM-Power está reservado para uma grande conferência em que os coordenadores de importantes comissões do Cobei/ABNT farão exposições sobre o andamento dos trabalhos de elaboração ou revisão das normas, discutindo novos tópicos e tendências que devem ser incorporadas a futuras edições de normas como a ABNT NBR 5410, NBR 5419 e as dedicadas a instalações de energia solar fotovoltaica.

O Eletrotec EM-Power é sucessor do ENIE – Encontro Nacional de Instalações Elétricas e integra o evento internacional The Smarter-E South America, que ainda conta com o principal evento de energia solar do continente sul-americano, a Intersolar South America, e a ees South America, dedicada a baterias e sistemas de armazenamento de energia.

A programação dos minicursos do Eletrotec é a seguinte:

24/08, 9h30 – Aterramento em instalações de BT e MT e em usinas fotovoltaicas, com João Gilberto Cunha (Mi Omega)

24/08, 12h30 – Proteção contra descargas atmosféricas em sistemas fotovoltaicos, com Sergio Roberto Santos (MPS Energia)

24/08, 15h30 – Instalação de carregadores para veículos elétricos, com Rafael Gosuen Cunha (movE)

25/08, 9h30 – Segurança nos serviços com eletricidade - A importância da norma técnica ABNT NBR 16384, com Edson Martinho (Abracopel)

25/08, 12h30 – Usina de energia solar de minigeração – Do desenvolvimento à entrega para operação, com Vinicius Ayrão (consultor de FV)

25/08, 15h30 – Patologias das instalações elétricas, com Paulo E. Q. M. Barreto (Barreto Engenharia)

25/08, 15h30 (auditório 1) – Aterramento de grandes usinas fotovoltaicas, com Paulo Edmundo F. Freire (Paiol Engenharia)

Informações e inscrições na aba “Minicursos Eletrotec” em:

https://www.euvou.net.br/THESMARTERESOUTHAMERICA2022/Home?utm_campaign=s1266_-_fotovolt_on_grid&utm.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024