A francesa Voltalia anunciou ao mercado que está prestes a dar início ao desenvolvimento de mais um cluster solar fotovoltaico de grande porte no País. Localizado na região de Arinos, em Minas Gerais, o empreendimento terá capacidade total de 1,5 GW.

A ideia é seguir o mesmo modelo de outros clusters solares e eólicos desenvolvidos pela empresa no Brasil, pelos quais parte da capacidade será de propriedade e operação da própria Voltalia e outra parte será negociada para empreendedores de energia. Segundo o comunicado, já há parcerias com diversas empresas, entre elas a CTG Brasil, que comprará uma parcela significativa dos parques solares após a conclusão da fase de desenvolvimento.

A empresa também está em fase de implantação de complexos solares e eólicos no Rio Grande do Norte e na Bahia, em projetos que terão capacidades potenciais de 2,4 GW e 1 GW, respectivamente. O primeiro faz parte do cluster híbrido solar-eólico Serra Branca, em Serra do Mel, que terá 500 MW em UFVs (com 320 MW em implantação) e o restante em eólicas (1 GW já implantados). Na Bahia, está em implantação o projeto eólico de Canudos.

Com portfólio de geração que inclui ativos eólicos, solares, hidrelétrica e complexos híbridos (além de Serra Branca, há um sistema isolado no Amapá, com térmica a diesel e solar), o pipeline para desenvolvimentos futuros da Voltalia é de 5,1 GW no Brasil. Além da geração centralizada, a empresa também atua em geração distribuída por meio da subsidiária Helexia.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024