A fabricante e distribuidora de equipamentos para telecomunicações OIW Telecom Solutions, de Taquari (RS), está entrando no mercado de energia solar fotovoltaica. Empresa com receita bruta anual de R$ 320 milhões no último exercício, a OIW pretende atender com distribuição de equipamentos solares uma rede de 10 mil integradores do País.

A nova unidade de negócios, batizada de OIW Solar, se volta para consumidores residenciais e usuários do comércio, escritórios, indústria e grandes usinas, com portfólio de soluções personalizadas para os nichos de mercado em suas diferentes escalas. O planejamento é utilizar a base logística da OIW em todo o País, que conta com seis pontos centrais localizados no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Mato Grosso e Santa Catarina.

Para iniciar as operações, a distribuidora celebrou acordo com três fabricantes internacionais de módulos fotovoltaicos e inversores: as chinesas Risen, DAH Solar e Growatt. Segundo a OIW, os acordos com os fornecedores envolvem suporte e garantia entre 10 e 12 anos para os produtos e uma retaguarda direta para as equipes da OIW. A operação contará ainda com fornecedores nacionais de estruturas de fixação, cabos, conectores e proteções.

Além da base logística, a nova unidade de negócios utilizará também a estrutura de comércio exterior e de operações portuárias da OIW. Segundo comunicado da empresa, só nos últimos dois anos esta atividade respondeu pela importação de mais de 1 milhão de quilômetros de fibra óptica, além de milhares de equipamentos para infraestrutura de redes de telecom. 

De acordo com o gerente da OIW Solar, Leandro Farina, o novo negócio de distribuição se inicia com as vantagens estratégicas da empresa em capilaridade e agilidade de movimentação de produtos, com o suporte de áreas de armazenamento para itens de tecnologia que somam 14 mil m2 em galpões no Brasil. “Além do lastro financeiro e a nossa reputação internacional como importador, contamos com pontos de presença e escoamento próximos dos grandes portos do País”, disse Farina.

Na expectativa da OIW, até o final de 2022 a unidade solar deverá atingir receita bruta da ordem de R$ 80 milhões. Atualmente, a OIW tem 180 funcionários e está presente em sete estados do Brasil, com duas fábricas de produtos de telecomunicação e vários centros de distribuição.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026