Duas iniciativas recentes devem aumentar o consumo de energia via geração solar distribuída por bares e restaurantes. A primeira foi anunciada pela empresa de aplicativo de entregas iFood, em parceria com a empresa de marketing digital Go Sinapse, que passou a disponibilizar para restaurantes que utilizam seus serviços de entrega o programa Melhor Energia. A segunda é a expansão de programa já adotado pela Ambev há dois anos no Brasil.

No primeiro caso, cerca de 100 restaurantes já aderiram ao programa do iFood, o que deve gerar mais de R$ 109 mil de economia anual nas tarifas dos estabelecimentos. Para aderirem, os restaurantes devem acessar o site ifood.melhorenergia.com.br e clicar em “simular desconto” e preencher o cadastro. A adesão ao serviço é gratuita e não há restrição aos restaurantes de todo o país.

Após registrar interesse, o programa analisa o perfil do consumo de energia do requerente e, em seguida, o restaurante é redirecionado para empresa parceira de geração distribuída que mais pode ajudá-lo com desconto na conta. Com isso, o interessado em aderir ao projeto assina um contrato e começa a usufruir de desconto de até 20% em até 120 dias. O acordo funciona no modelo de geração compartilhada de usinas solares de empresas parceiras do Melhor Energia. 

A segunda nova iniciativa envolve a Lemon Energia, startup que está coordenando para a Ambev um programa de GD para bares e restaurantes com contrato de fornecimento das bebidas do grupo. Até o momento a Lemon já conseguiu a adesão de 2700 estabelecimentos e está lançando no momento nova estratégia para ampliar o escopo do programa.

Já com contrato com mais de 30 usinas em todo o país para gerar os créditos, a maior parte solares fotovoltaicas, mas algumas PCHs e usinas a biogás, a Lemon anunciou plano de expansão no Rio de Janeiro, onde precisará de mais parceiros com instalações de GD, de solar FV e demais fontes (biogás, PCHs, eólicas e outras), para cumprir a meta.

“Em curto prazo, esses geradores poderão vender sua produção por meio da nossa solução, pois vamos conectá-los a pontos de venda Ambev no Rio de Janeiro que estejam interessados em economizar na conta de luz. Por isso, a demanda é prioritariamente por usinas já em operação”, afirmou o CEO da Lemon, Rafael Vignoli. Segundo ele, a ideia é atrair geradores com capacidade a partir de 500 kW, sendo que projetos em conexão ou construção também podem se cadastrar.

Atualmente, a Lemon está conectada a usinas de energia sustentável em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Brasília. Desde 2020, os 2700 clientes já economizaram R$ 3,8 milhões nas contas de luz e deixaram de emitir 2,5 mil toneladas de CO2.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024