A Absolar e o ICLEI América do Sul, associação internacional de governos municipais e regionais, lançaram um programa conjunto para viabilizar projetos de energia solar fotovoltaica em edificações públicas. Batizado de “Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Públicas Solares”, a primeira etapa foi divulgada no dia 13 de maio e contempla chamada para atração de empresas patrocinadoras da iniciativa.

A chamada está aberta às empresas interessadas até 12 de junho e disponibiliza dois valores de cotas, de R$ 60 mil ou de R$ 20 mil. Em contrapartida, os patrocinadores terão as marcas divulgadas nas ações de promoção do programa. Após o término do prazo para a definição de patrocínios, será aberto edital para a escolha das cidades contempladas no programa.

Os governos municipais selecionados contarão com apoio técnico para a elaboração de projetos viáveis para captação de recursos financeiros às usinas solares em prédios públicos. Além disso, as equipes técnicas do ICLEI, da ABSOLAR e de empresas parceiras aportarão conteúdo para facilitar as interações e apoiar bilateralmente até dez municípios selecionados. O programa terá duração de seis meses e deve ser implementado a partir de julho deste ano.

O programa faz parte de ações resultantes da parceria entre a Absolar com o ICLEI América do Sul, formalizada em abril. Fundado em 1990 por 200 governos municipais de 43 países, que se reuniram em Nova York, na sede da Nações Unidas, para discutir e colocar em prática ações de sustentabilidade nas cidades, o ICLEI conta atualmente com a participação de mais de 2500 governos municipais e estaduais, em mais de 130 países.

Para ter mais detalhes sobre a primeira etapa do programa, acesse https://americadosul.iclei.org/wp-content/uploads/sites/78/2022/05/chamada-para-patrocinio-programa-icleiabsolardocx.pdf.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024