Estudo internacional lançado semana passada durante a Intersolar Europe 2022, em Munique, Alemanha, mostra que a energia solar assume cada vez mais protagonismo na transformação energética mundial, tendo ultrapassado a marca histórica de 1 TW de potência instalada. O “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, principal relatório de mercado do setor solar fotovoltaico mundial, diz que o Brasil deve tornar-se um dos principais mercados globais nos próximos anos, podendo atingir 54 GW de capacidade solar total até 2026.

O estudo, coordenado pela SolarPower Europe, associação europeia do setor solar, contou com participação da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar fotovoltaica, que ficou responsável por dois capítulos do documento: um que apresenta o panorama e perspectivas da energia solar na América Latina, destaque principal desta edição, e outro especificamente dedicado ao mercado solar no Brasil.

O relatório anual aponta que, apesar dos impactos globais da pandemia de Covid-19, a capacidade instalada solar dobrou no mundo nos últimos três anos. Com isso, em abril de 2022 o setor ultrapassou a marca de 1 TW de sistemas solares em operação, e a projeção é de a fonte solar FV ultrapassar 2 TW em menos de quatro anos.

Segundo o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, que participou do evento em Munique, com os 5,7 GW instalados em 2021 no Brasil, considerando grandes usinas fotovoltaicas e geração distribuída, a fonte solar já é a quinta maior da matriz elétrica brasileira, com 15,3 GW de capacidade instalada em operação.

O Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026 pode ser acessado na íntegra pelo link: https://www.solarpowereurope.org/insights/market-outlooks/global-market-outlook-for-solar-power-2022  



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024