O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Senai-RN lançou nesta terça-feira, dia 10, a primeira especialização técnica do estado em sistemas fotovoltaicos. O curso, que oferece 60 vagas para pessoas com graduação ou cursos técnicos em áreas correlatas, terá duração de um ano e será realizado em formato semipresencial, com aulas teóricas na modalidade de educação à distância e aulas práticas realizadas no CTGAS-ER, instalado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal.

Segundo o diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello (foto), o setor de energia solar está crescendo “em numa velocidade gigantesca no Brasil, com muito desempenho nas instalações de geração distribuída, e, de uma vez por todas, iniciando a operação da geração centralizada de grandes parques”, daí a “necessidade de competências técnicas no mercado para que o/as profissionais tenham o desempenho que o setor de energia exige”.

O programa do curso foi construído de forma conjunta por equipes de instrutores/as de educação e tecnologias do CTGAS-ER, especializados na área, e de pesquisadores/as de energia solar do ISI-ER. Os conteúdos vão desde introdução a sistemas fotovoltaicos e projetos fotovoltaicos para sistemas de geração distribuída, passando por segurança do trabalho, comissionamento, gestão (operacional, da implementação de sistemas fotovoltaicos, e técnica da operação e da manutenção) e viabilidade técnica e econômica.

As inscrições para a primeira turma estão abertas até 31 de maio e podem ser feitas online, no site do Senai (veja adiante), ou presencialmente. O início das aulas está previsto para junho.

Desde 2017, o CTGAS-ER formou mais de 1000 profissionais em cursos 100% EAD, semipresenciais e presenciais voltados à atividade, incluindo, por exemplo, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Introdução às Tecnologias de Geração Fotovoltaica, Instalações Elétricas e Fotovoltaicas, Introdução à Energia Solar Fotovoltaica, Projetos e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos – Geração Distribuída e Boas Práticas na Manutenção em Sistemas Fotovoltaicos. Cursos como Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos e técnico em Eletrotécnica também são oferecidos.

O Centro desenvolveu, ainda, um programa de certificação profissional específico para o setor, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, da Alemanha. A certificação é voltada a profissionais que atuam instalando sistemas fotovoltaicos no mercado e atesta que estão aptos/as a executar o serviço utilizando boas práticas.

Serviço:

Curso de Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos

Local: CTGAS-ER, do Senai-RN

Mais Informações: (84) 3204-8114 / 3204-8118 (para ligações e mensagens de WhatsApp)

Inscrições: https://www.rn.senai.br/matricula-online/?p=turmas_ead&curso=ESP.00006



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024