A produtora de alumínio primário Albras fechou parceria com as empresas Hydro Rein e a Atlas Renewable Energy para participar em sociedade de projeto da usina solar fotovoltaica Boa Sorte, em Paracatu, Minas Gerais, na figura de autoprodutora de energia. 

O projeto do complexo solar de 438 MW, que envolverá investimentos de US$ 320 milhões, inclui contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) pela Albras de 815 GWh anuais para o período de 2025 a 2044. Dessa forma, a empresa entra na sociedade com participação minoritária, como autoprodutora, para fugir dos altos encargos de grandes consumidores, garantindo energia mais barata por um longo período. 

Até então abastecida exclusivamente pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí, da Eletronorte, no Pará, onde também está localizada sua unidade industrial no município de Barcarena, com o acordo na UFV a Albras tem 12% da sua demanda anual atendida. Segundo comunicado da empresa, aliás, sua fábrica tem o maior consumo individual do País, dada a atividade altamente eletrointensiva. A Albras é uma sociedade entre a japonesa NAAC e a norueguesa Norsk Hydro.

Já a UFV Boa Sorte é fruto de uma joint venture entre a Hydro Rein e a Atlas, operação que ainda está aguardando a aprovação do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A construção da usina está planejada para começar no quarto trimestre de 2022, com início das operações previsto para o quarto trimestre de 2023. O fornecimento à Albras terá início no primeiro trimestre de 2025. 



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024