Em reunião no dia 2 de maio, representantes do Inel - Instituto Nacional de Energia Limpa entregaram para o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, documento que expõe os principais problemas de conexão enfrentados por consumidores proprietários de micro e miniusinas de geração distribuída. O encontro (foto) contou ainda com a presença de 17 integradores de sistemas de GD de vários estados brasileiros.

Elaborado pelo grupo de trabalho de conexão do Inel, que conta com a participação de vários técnicos e profissionais da área, o estudo é resultado de consulta a titulares de usinas de GD em todo o País. Entre os principais pontos levantados, foi identificada principalmente a falta de padronização nos procedimentos adotados pelas concessionárias e permissionárias de distribuição no atendimento às usinas, seja em relação a documentos solicitados, prazos ou respostas e entendimentos repassados aos consumidores.

O grupo de trabalho de conexão, que deu origem a esse primeiro relatório, foi criado depois de reunião em 4 de novembro de 2021 também com a Aneel, quando foi acordado que seus integrantes buscariam soluções para os principais gargalos do setor, sem prazo definido para as conclusões do trabalho. 

Entre os gargalos mais imediatos de solução, objetos de estudo do grupo, destacam-se os atrasos na troca dos medidores para GD e nas obras para aumento de carga e interligação, problemas nas faturas das unidades consumidoras com compensação e o não-comparecimento às vistorias agendadas. Mas ainda há registros de reprovação de conexões sem a devida visita dos técnicos das distribuidoras, de indisponibilidade do sistema online das concessionárias e de inexistência de padronização nos formatos de conexão.

Durante a última reunião, o diretor-geral da Aneel elogiou a qualidade do documento e frisou a importância de se manter o diálogo aberto. Reforçou ainda que a agência vai levar em consideração os pontos levantados, e apresentou sugestões e dados que vão permitir a busca de novas soluções e também a evolução da regulação da GD.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024