A Ambev está ampliando no Brasil seu programa global que disponibiliza geração distribuída para bares, restaurantes, casas de espetáculos e estádios que comercializem a marca de cerveja Budweiser, produzida pelo grupo. Batizado de The Energy Collective, a primeira etapa do programa já ocorre no Brasil nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal.

A coordenação dos contratos de GD no Brasil fica a cargo da Lemon Energia, startup acelerada há quase dois anos pela Z-Tech, hub de inovação e tecnologia da Ambev, que utiliza energia de mais de 30 usinas espalhadas por todo o país, a maior parte delas de solar fotovoltaica, mas também algumas pequenas centrais hidrelétricas e usinas a biogás. A empresa não revela os nomes das usinas e nem o quanto tem de potência disponível para a geração compartilhada. Os interessados não precisam pagar taxa de adesão ao programa.

A Lemon já conseguiu a adesão de 2700 estabelecimentos, a maior parte deles bares e restaurantes, que economizaram no total R$ 3,7 milhões nas contas de energia, com descontos próximos a 20%. Além disso, até o momento foi contabilizada a redução de emissão de mais de 2,3 mil toneladas de CO2. Segundo a empresa, a meta até o fim do ano é passar a atender estabelecimentos em dez estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso e, até 2025, atingir 250 mil unidades consumidoras participantes do programa, o que equivaleria a 290 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024