A BYD Energy do Brasil inaugurou no dia 19 de abril uma nova linha de produção de módulos solares fotovoltaicos em sua fábrica em Campinas (SP). O investimento visa a produção de linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, com potências de 450 W até 670 W.

A nova linha permitirá, segundo a BYD, que a fábrica se torne compatível com todas as dimensões de células solares fotovoltaicas disponíveis no mercado. Isso tornará possível a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou de duplo vidro (double-glass).

Com o investimento, a empresa triplica sua capacidade produtiva, atingindo 500 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes. Segundo a BYD, as novas instalações contam com recursos de alta tecnologia nos equipamentos e processos, produzindo módulos de multi-busbar (MBB), half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.

Para a empresa, a nova linha faz com que a unidade brasileira passe a fabricar em nível de produtividade e eficiência idênticos aos padrões globais. “A empresa já havia mostrado ser capaz de projetar módulos de alta potência e qualidade e agora mostra sua capacidade também de fabricá-los em larga escala”, disse comunicado da BYD.

O projeto da nova linha foi realizado pela engenharia local da BYD no Brasil, desde o projeto, desenvolvimento até a implantação. Com isso, a empresa passa a contar com os equipamentos necessários para aferir e atestar os módulos fotovoltaicos desenvolvidos no mercado brasileiro. “Assim, conseguimos atestar nossos módulos e outros produzidos no exterior. Com isso, ganhamos muito em agilidade, tempo, prazo, custo e também em qualidade”, afirmou o diretor comercial da BYD Brasil, Marcelo Taborda.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024