A empresa You.On Energia, especializada em sistemas de armazenamento de energia (BESS, na sigla em inglês), lançou uma solução da tecnologia específica de baterias para o setor de agronegócio. A meta é garantir segurança energética para produtores rurais e permitir a irrigação de áreas remotas com uma solução sustentável, que complementa a instalação de sistemas solares fotovoltaicos.

Para permitir a complementaridade de energia renovável, a You.On firmou parceria com a Atria Eenergy, especializada em projetos fotovoltaicos, para a combinação do sistema de baterias com a geração de energia solar. O acordo contempla a oferta de eletrificação dos pivôs de irrigação e demais processos agrícolas.

A ideia de agregar os sistemas fotovoltaicos com as baterias é fazer com que o excedente de energia gerado pela usina fotovoltaica fique armazenado para uso em diversas atividades agrícolas quando da intermitência da fonte solar, em períodos chuvosos ou nublados, ou para atividades noturnas nas propriedades. “O uso de baterias combinadas com energia solar nas fazendas é atualmente uma das grandes soluções para elevar ainda mais a qualidade e a sustentabilidade do manejo agrícola e pecuário no Brasil”, comentou o CEO da You.On Energia, Giorgio Seigne.

A demanda energética no meio agrícola envolve, por exemplo, bombeamento e irrigação de água, refrigeração de carnes, leite e de outros produtos, além de regulação de temperatura para a produção de aves e frangos, iluminação, uso de cercas elétricas, sistemas de telecomunicação, monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras aplicações.

Atualmente, o setor do agronegócio é um dos que mais investem em soluções energéticas. Segundo dados da Absolar, dos atuais 9 GW de potência instalada de geração distribuída solar, quase 14% operam dentro das propriedades rurais, que somam investimentos acumulados da ordem de R$ 6,7 bilhões. “A Atria vem pensando neste mercado desde 2020 e sabíamos da nossa capacidade de ofertar um produto capaz de gerar valor ao agronegócio. Encontramos os melhores parceiros estratégicos e assim nasceu a divisão Atria Agro", completou o CEO da Atria Eenergy, Luis Banzato.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024