O governo potiguar lançou no dia 28 de março a plataforma online do novo Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte. Elaborado pela Sedec - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico em parceria com o ISI-ER - Instituto Senai de Inovação em Renováveis, ligado à Fiern - Federação das Indústrias do RN, o atlas reúne dados inéditos para identificar áreas disponíveis para novos investimentos em usinas solares e eólicas onshore e offshore.

Com investimento de R$ 2,6 milhões, a plataforma apresenta medições médias da velocidade dos ventos, irradiação solar, além de dados de interesse para os investidores, como correntes migratórias da fauna das regiões, áreas já ocupadas e as disponíveis para novos investimentos. O trabalho integra o projeto do Atlas Eólico e Solar em desenvolvimento pelo ISI-ER por meio de termo de colaboração firmado com o governo do estado.

A ferramenta disponível na internet conta com informações do ISI-ER medidas em campo e simuladas sobre os recursos eólicos do estado, que conta com a maior potência instalada de geração eólica onshore do país (6,5 GW), além do potencial de geração de energia solar, também calculado pelos técnicos do Senai. Os dados solares são coletados por meio de estações solarimétricas instaladas em seis municípios e, no caso dos recursos eólicos, por uma torre anemométrica em instalação na região de Areia Branca. As análises dos dados são feitas por pesquisadores e especialistas do ISI-ER das áreas de meteorologia, ciências climáticas, geografia, engenharia, energia eólica e solar.

Além disso, a plataforma também disponibiliza informações sobre os meios físico, social e biológico, e sobre a infraestrutura de energia e de transporte do estado, a partir de dados de instituições oficiais como Aneel, EPE, Ibama, IBGE e do CPRM - Serviço Geológico do Brasil.

O Atlas do Rio Grande do Norte será aprimorado de forma contínua, a partir do lançamento da plataforma, com promessa de agregar novos produtos até o início do segundo semestre. Muitas das novas informações prometidas serão obtidas pela torre anemométrica, considerada a maior do Brasil, com 170 metros de altura.

O Atlas Eólico e Solar do RN pode ser acessado em www.atlaseolicosolarn.com.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024