A fornecedora chinesa de equipamentos solares Trina Solar divulgou que sua célula solar i-TOPCon, de 210 X 210 mm, alcançou eficiência máxima de 25,5%, o que seria o 23º recorde mundial alcançado pela tecnologia. De acordo com a empresa, o resultado foi certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia da China.

No laboratório de ciência e tecnologia fotovoltaica da empresa, o State Key, em Changzhou, na China, os pesquisadores resolveram problemas técnicos relacionados ao emissor seletivo de boro e ao óxido de silício de tunelamento de grande área. Também foram solucionadas outras questões sobre a preparação de polissilício dopado e sobre a passivação de hidrogênio de alta eficiência. De acordo com a Trina, “ao usar equipamentos de células de produção em massa, os pesquisadores trouxeram a eficiência máxima de grandes células monocristalinas tipo N de 210 mm para 25,5%”.

As últimas conquistas, ainda segundo a empresa, foram vitais porque demonstram continuidade no seu projeto de desenvolver essa célula i-TOPCon tipo N de 210 mm, abrindo caminho para acompanhar o mercado de tecnologia solar de ponta. Os resultados da Trina Solar com os desenvolvimentos tecnológicos lhe renderam também a nomeação pela Reuters Events, em fevereiro, como uma das 100 maiores inovadoras na classificação Global Energy Transition 2022, sendo a única empresa chinesa da lista. A empresa, nos últimos anos, solicitou 2.200 patentes.



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026