A energia gerada por usinas solares fotovoltaicas está sendo afetada por anomalias dos principais equipamentos utilizados nas instalações. A conclusão é de estudo da norte-americana Raptor Maps, fornecedora de software de gerenciamento do ciclo de vida de sistemas solares fotovoltaicos, que publicou seu quarto relatório de avaliação do desempenho global de sistemas FV instalados.

As informações são baseadas na coleta de dados de inspeções aéreas realizadas por drones não tripulados e aviões tripulados e que depois são analisados por software com tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning). No relatório de 2022, a empresa reuniu dados de 20,24 GW de UFVs de grande porte e de instalações comerciais e industriais de 32 países. Ao todo foram 2587 inspeções com drones e 356 em aviões tripulados durante 2021, que verificaram 66,5 milhões de módulos e 4,3 milhões de inversores.

A principal conclusão foi o aumento, considerado surpreendente pela Raptor, do número de anomalias provocadas por equipamentos, que foram de 2,63% em 2021 contra 1,85% de 2020. Esse “pequeno” percentual, no contexto global do estudo, representa um impacto na produção de energia de mais de 100 MW. Segundo a análise dos dados, que conta também com sistema de gêmeos digitais das usinas para os estudos, o aumento foi impulsionado por problemas em inversores, módulos, rastreadores e combinadores.

Com a maior parte dos dados provenientes da análise de equipamentos das empresas JinkoSolar, First Solar, Trina, Canadian Solar, JA Solar e Hanwha, o relatório aponta que as anomalias são identificadas principalmente no nível de sistema e dos módulos e submódulos. Entre as várias ocorrências que afetam a geração, há muitos casos de rachaduras nos módulos, de delaminação das camadas, pontos com alta elevação de temperatura (hot spots) e até danos causados por raios.

Para a Raptor, o aumento das anomalias indica que os responsáveis pelos projetos precisam atentar para o uso de melhores tecnologias, mesmo que isso acarrete aumento no capex das usinas. De certa forma, a preocupação com as inspeções aéreas com análise por software de inteligência artificial, para orientar investimentos e prevenir falhas, também tem aumentado. O percentual de inspeções de drones abrangentes – o nível de inspeção mais granular – aumentou de 21% em 2020 para 24% em 2021.

O relatório, em inglês, pode ser baixado via o link https://raptormaps.com/2022-global-solar-inspection-report/



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024