Foi inaugurado em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina, um posto de recarga de veículos elétricos totalmente alimentado por energia solar fotovoltaica. Instalado no estacionamento do supermercado Hippo, o abastecimento será ofertado como cortesia para os moradores do bairro planejado Cidade Criativa Pedra Branca e para clientes da rede varejista.

Implantado como cobertura de estacionamento, na forma de carport, o sistema fotovoltaico com 240 módulos solares cristalinos cobre uma área de 30 vagas, do total de 128 vagas do local, sendo quatro sobre os pontos de carregamento elétrico. A capacidade é para gerar 113 MWh por ano, o que também atenderá a demanda de iluminação do estacionamento.

Os quatro carregadores são de recarga rápida, com 22 W cada. O tempo de carga varia de acordo com o modelo do veículo, o tipo de bateria e a carga total de energia recebida. Uma carga completa em um modelo Renault Zoe, por exemplo, leva 1h50min. Já um carro mais sofisticado, o BMW 530e, demanda três horas para a carga completa. 

O investimento no sistema fotovoltaico, segundo Ramiro Nilson, o gestor de infraestrutura do Cidade Criativa Pedra Branca, de administração privada, responsável pelo projeto, foi de R$ 505 mil. De acordo com ele, a ideia é estender o serviço de recarga rápida com energia solar para o estacionamento de um edifício no mesmo local.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024